Lipoaspiração
A lipoaspiração é um método cirúrgico desenvolvido na Europa, principalmente na Suíça e França desde 1977. A lipoaspiração destina-se à eliminação de gordura localizada, de qualquer região do corpo, com um mínimo de cicatrizes, graças a um aparelho especial de vácuo, desde que determinadas particularidades sejam levadas em conta, como a textura e elasticidade da pele, entre outras.
Lipoescultura é um termo mais recentemente difundido que caracteriza a mesma lipoaspiração e o uso dessa gordura aspirada para preencher determinadas depressões corporais (lipoenxerto).
Obviamente, não é um tratamento para a obesidade e deve ser considerado como uma cirurgia de modelagem corporal ou de contorno.
Como é uma cirurgia que retira uma certa quantidade de gordura, pode haver uma redução de peso, que varia de acordo com o volume corporal de cada paciente. No entanto, não são os "quilos" retirados que vão definir o resultado estético, mas as proporções que cada área determinada mantém com o resto do tronco e membros.