Mamoplastia
Mamoplastia é o nome dado às cirurgias de mama. Alguns tipos de mamoplastia podem ser diferenciados e especificados de acordo com a finalidade da cirurgia, por exemplo:
- Mastoplastia redutora, que visa reduzir o volume e dar uma nova forma às mamas;
- Mamoplastia de aumento, que adiciona implantes mamários (silicone ou outros produtos) para projetar ou preencher esteticamente as deformidades adquiridas;
- Mastopexia ou cirurgia para correção da queda, com pouca ou nenhuma redução de volume associada;
- Mamoplastia de equilíbrio em que o objetivo é equilibrar as assimetrias muito óbvias.
INDICAÇÕES
Esta cirurgia está indicada em casos de AMASTIA (ausência congênita das mamas), HIPOMASTIA (diminuição do volume mamário), ASSIMETRIAS (uma mama é muito menor que a outra), em caso de volume normal, mas quando há o DESEJO de volume mamoplastia de aumento e em
RECONSTRUÇÃO DA MAMA secundária a defeito morfológico deixado pela ressecção da cirurgia anterior.
QUANDO OPERAR ?
As mamoplastias estéticas podem ser realizadas após o desenvolvimento completo da mama. Isso tem acontecido mais cedo nas últimas décadas devido a mudanças impostas por mudanças nos hábitos de vida, como uso frequente de hormônios femininos e início da atividade sexual, entre outros fatores.
Assim, dos 14 aos 15 anos, já é possível operar adolescentes em pleno desenvolvimento mamário, atendendo suas necessidades estéticas. Ao considerar o período de lactação, recomendamos que você espere pelo menos 6 meses após a interrupção para agendar cirurgia.
As mastoplastias redutoras ou mastopexias visam obter proporções mais harmoniosas entre as mamas, o tórax e, consequentemente, com todo o corpo. Na maioria dos casos, as reduções mamárias são acompanhadas da correção de algum grau de ptose e/ou assimetria existente.
SIMETRIA E ASIMETRIA
É de extrema importância ressaltar que as assimetrias mamárias são muito comuns e podem ser decorrentes do formato assimétrico das mamas ou do tórax (geralmente alterações congênitas). Assim, pode-se dizer que a simetria mamária nem sempre pode ser alcançada pelo cirurgião, apesar desse objetivo. Se a própria natureza não os tornou idênticos, pode-se imaginar que esse objetivo não é tão fácil de alcançar.