Ritidectomia ou Face Lifting
Esta cirurgia tem como objetivo diminuir a flacidez e diminuir as rugas da face e pescoço, além de remover o excesso de gordura localizada nessas áreas, dando ao rosto uma aparência mais jovem. Ao contrário de algumas informações leigas, a ritidectomia não elimina todas as rugas, mas os efeitos globais alcançados com a cirurgia levarão a um rosto rejuvenescido. Sabe-se que o resultado da cirurgia não interrompe o processo de envelhecimento e, portanto, seus efeitos não são permanentes.
Assim, pode-se operar na mesma pessoa duas ou três vezes, variando apenas alguns detalhes técnicos nas reoperações. A pessoa ficará sempre melhor do que se nunca tivesse sido operada.
Não é possível, por meio de cirurgia, transformar um rosto de 40 anos em um rosto de 20 anos. Embora isso possa parecer óbvio, é importante sublinhá-lo porque algumas desinformações são transmitidas por leigos desinformados ou pela mídia distorcida, levando alguns pacientes a acreditar que podem voltar o "relógio" à vontade.
Raramente tem implicações sérias, porém, como qualquer procedimento cirúrgico, tem suas riscos naturais e imprevistos. Fique tranquilo que tudo será feito para evitá-los, oferecendo os melhores resultados. Lembre-se que as partes mais interessadas em bons resultados são o cliente e o cirurgião, e um bom relacionamento entre devem ser sempre procurados durante as consultas.
COMO É REALIZADA A CIRURGIA
Após as fotografias pré-operatórias e preparo capilar, inicia-se a cirurgia sob anestesia local com sedação ou anestesia geral, de acordo com a indicação do anestesiologista ou a preferência do cirurgião e de acordo com o paciente. As incisões (futuras cicatrizes) são colocadas de forma a camuflar ao máximo sua aparência e, assim, contornam as orelhas, sobem em direção ao couro cabeludo e, posteriormente, penetram na região capilar de forma horizontal ou descendente. Como todas as cicatrizes, estas sofrerão uma evolução natural até atingirem a maturidade completa (aproximadamente 12 a 18 meses), passando do rosado para um tom semelhante. Mas é bom lembrar que eles são permanentes e definitivos. Todas as estruturas faciais são reposicionadas, eliminando o excesso de pele.
CUIDADOS PRÉ-OPERATÓRIOS
Após conversar com seu médico e tirar todas as suas dúvidas, ele lhe mostrará alguns exames de rotina que recomendamos realizar cerca de 10 dias antes da cirurgia. Uma avaliação clínico-cardiológica (risco cirúrgico) também será recomendada. Em alguns casos, podemos solicitar outro exame específico que possa ajudar a esclarecer o diagnóstico. Lembre-se das recomendações gerais para cirurgias, como não usar aspirina, anticoagulantes, esteróides de longo prazo ou medicamentos para perda de peso nas duas semanas anteriores; abstinência de fumar por 30 dias antes da operação; não use cremes faciais e corporais no dia anterior ao procedimento; jejum conforme recomendação médica (10 horas antes do procedimento); comunicar ao seu médico qualquer anomalia ou uso recente de medicamentos, alergias a medicamentos ou alimentos e quaisquer outras recomendações que possam ser relevantes. Mantenha itens pessoais como joias e bijuterias em casa. Se você usar tintura de cabelo, aconselhamos fazê-lo imediatamente antes da operação, pois esses produtos só podem ser usados cerca de 30 dias depois. Acordar com o estômago vazio no dia da operação, tomar banho completo e chegar ao hospital 1 hora antes da operação com um atendente.